A origem da vida divide-se em várias etapas:
- Nos primeiros milhões de anos a Terra formou uma crosta.
- Como essa crosta era muito fina e dentro dela havia fortes correntes de convecção, a crosta começou a ter fissuras que originaram vulcões. Seguiu-se um período de vulcanismo intenso que deu origem a uma atmosfera primitiva rica em vapor de água.
- O vapor de água existente na atmosfera condensou, originando fortes chuvas torrenciais que, por sua vez, deram origem às primeiras poças de água.
- Essas poças estavam enriquecidas em elementos químicos (caldo primitivo).
- O oxigénio, o carbono, o hidrogénio e o azoto deram origem às primeiras moléculas orgânicas que, agrupando-se, originaram coacervados.
- Com as descargas eléctricas provenientes das tempestades, aparentemente os coacervados originaram os primeiros organismos (arqueobactérias) semelhantes às cianobácterias de hoje.
- Estes seres respiravam através da fotossíntese consumindo dióxido de carbono e libertando oxigénio. Foi assim que a atmosfera actual ficou enriquecida em oxigénio. Na atmosfera primitiva, as moléculas de oxigénio reagiram , formando o ozono, que possibilitou a passagem de seres vivos para fora da água.
Sem comentários:
Enviar um comentário